Romero Rodrigues é engenheiro de formação e junto de mais três amigos fundou o BuscaPé, que viria a ser o maior site de comparação de preços na América Latina. Com muita criatividade, perseverança e espírito empreendedor, ajudou a transformar a empresa num dos maiores sucessos do mercado online brasileiro, onde atualmente ocupa a posição de presidente.
Plantão Online: Conte-nos um pouco sobre o BuscaPé
Romero: O BuscaPé surgiu de uma idéia inusitada, já que um dos sócios estava procurando informações de preço para adquirir uma impressora e encontrava tudo sobre o modelo, menos aquilo que procurava. Um ano depois, investimento médio de R$ 300,00 ao mês e muitas noites trabalhando, aqueles estudantes de engenharia lançavam aquele que se tornaria o maior site de comparação de preços da internet na América Latina.
Atualmente o grupo possui diversas marcas e está presente em toda a cadeia do e-commerce brasileiro, auxiliando todos aqueles que procuram fazer um bom negócio na internet, seja na compra de um produto ou na contratação de um serviço. Entre suas principais marcas estão: BuscaPé , Bondfaro, e-bit , FControl, Pagamento Digital, QueBarato, entre outras.
Plantão Online: Como você enxerga o custo x benefício do investimento das empresas de varejo em buscadores?
Romero: A relação custo-benefício em buscadores é extremamente satisfatória para empresas de varejo. É um investimento baseado em performance no qual o lojista paga apenas por cliques de clientes interessados em seus produtos e serviços. Mesmo que milhares de consumidores vejam a oferta de determinada loja, só será cobrado se houver clique no lojista.
O BuscaPé possui mais de 20 milhões de usuários únicos por mês em busca de produtos/serviços para comprar. Temos casos de lojistas que multiplicaram por 400 o investimento no BuscaPé nos últimos 3 anos. Isso prova o retorno que as lojas têm.
Cada vez mais a especialização deste tipo de ferramentas é a melhor resposta às necessidades do varejo.
Plantão Online: Qual a diferença entre anunciar produtos no BuscaPé ou nos links patrocinados do Google, Yahoo, etc…?
Romero: É possível enumerar mais de vinte diferenças bem concretas, mas gostaria de começar pela mais importante, talvez. Esta se refere à intenção de um usuário quando ele digita “câmera digital” num buscador e quando ele digita o mesmo no BuscaPé.
O BuscaPé por ser uma ferramenta de busca especializada está um passo na frente dos buscadores genéricos dentro do ciclo de compra dos usuários, isso significa mais perto do momento da compra. Desta forma, o usuário que entrou no BuscaPé e digitou “câmera digital” sem dúvida está procurando informações relacionadas à compra do produto (descrição, preço, forma de pagamento, onde comprar, etc.) para decidir sua compra. Entretanto, quando o mesmo usuário digita “câmera digital” num buscador genérico ele pode estar procurando desde endereços de assistência técnica da câmera digital, software relacionado à câmera, até o manual que comprou anos atrás.
Além deste ponto, existem outras diferenças de caráter mais prático e que, sem dúvida, influenciam positivamente o resultado do anunciante. Só para mencionar alguns exemplos; maior quantidade de caracteres por anúncio, possibilidade de publicar imagem do produto, slogan e logomarca da loja, opiniões dos usuários e da qualificação da loja (medalhas e-bit e selo Empresa Reconhecida) além das fichas técnicas completas dos produtos.
Enfim, o BuscaPé foi concebido com o único objetivo de auxiliar os usuários no processo de decisão de compra, diferente dos buscadores horizontais.
Plantão Online: Como funciona o investimento no BuscaPé?
Romero: O valor mínimo de investimento no BuscaPé é de R$ 50 e o sistema é pré-pago, ou seja, o saldo do cliente é debitado a medida que sua loja for clicada.
As ofertas podem ser cadastradas manualmente ou de forma automática através da Central de Negócios www.buscape.com.br/negocios.
O posicionamento dentro do resultado de busca é definido através de um modelo de leilão de CPC por categoria. Isto basicamente significa que o lojista consegue ter 100% de controle da sua campanha através da definição do valor de CPC que ele pagará em cada categoria.
Plantão Online: Como uma empresa pode medir o ROI de uma campanha no BuscaPé?
Romero: Todo cliente passa um código identificador para o BuscaPé. Esse código é incluído por nossa Spider no redirecionamento do clique do site BuscaPé para o site do varejista. Com esse “tageamento” o cliente identifica cada compra finalizada por um usuário do BuscaPé. Dessa forma fica fácil a conta do ROI já que ele sabe quanto gastou no BuscaPé e quanto vendeu através de cada clique recebido por meio do site.
Além dessa conta rápida e prática, tem também a latência que o BuscaPé gera para cada varejista. Latência significa outras vendas geradas que não são finalizadas na mesma sessão. Ex.: abri o browser às 9hs, utilizei o BuscaPé, decidi pela compra na loja XPTO e fechei a compra às 19hs do dia seguinte ou uma semana depois direto do site da loja, sem entrar no BuscaPé e provavelmente digitando o nome da loja num buscador como Google ou Yahoo.
Infelizmente poucos varejistas calculam atualmente a latência de uma forma correta.
Plantão Online: Além o serviço de comparação de preços, o BuscaPé possui outros serviços ou ferramentas interessantes para pequenas e médias empresas?
Romero: O Grupo BuscaPé ( http://www.buscape.com ) possui outros serviços/ferramentas interessantes para pequenas e médias empresas.
O Pagamento Digital é um gateway de pagamento que reúne todas as bandeiras de cartão de crédito e todos os principais bancos. Isso diminui a burocracia do pequeno empresário e ainda garante o recebimento do dinheiro do cliente em 14 dias mesmo se o parcelamento for feito em 24 vezes.
Também faz parte do Grupo o FControl que é um sistema de gestão de fraude que indica para o lojista qual é o nível de risco de uma determinada transação. Isso evita que o lojista entregue o produto e não receba o pagamento, tipo de fraude responsável por mais de 80% da “mortalidade” das pequenas e médias empresas de varejo online.
Outra ferramenta é o site QueBarato, maior site de classificados gratuitos, que possibilita aos pequenos empresários terem um primeiro contato com o mundo virtual de forma gratuita já que anunciar no QueBarato não tem custo algum.
Por último, a e-bit que é uma empresa pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de consumo no e-commerce, criadora do sistema de avaliação e qualificação de lojas online através da suas medalhas (bronze, prata, ouro e diamante). Obter esta qualificação é cada dia mais importante para qualquer varejista que pretende construir uma história de longo prazo na internet. Os usuários realmente procuram esta qualificação antes de decidir suas compras. Um dado importante: conveniar uma loja na e-bit também é absolutamente gratuito.
Plantão Online: Na sua opinião, quais os melhores sites de comércio eletrônico no Brasil e exterior?
Romero: Amazon é um excelente exemplo fora do Brasil.
No Brasil todos os grandes players têm feito um ótimo trabalho e oferecem hoje, uma experiência de e-commerce a altura dos sites americanos. Entre fabricantes eu destaco a Dell, cujo site promove uma excelente experiência.
Infelizmente em outros mercados que atuamos da America Latina isso não acontece. Nesse sentido, o Brasil está muito evoluído e o consumidor brasileiro, ao contrário de outros latino americanos, pode desfrutar de comprar com segurança e qualidade no conforto de sua casa.
—————————————————————————————————————————-
Aproveitem para ler o post sobre “Como fazer marketing online que caiba no seu orçamento – Parte 2: comparadores de preço” e as outras entrevistas já publicadas no blog.