Clarissa Assumpção possui MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas – RJ e graduação em Publicidade e Propaganda pela PUC -RJ. Passou por empresas como BuscaPé, BondFaro.com e Ágora Corretora. No Meetic (ParPerfeito) é responsável pelo gerenciamento da área de desenvolvimento de negócios na América Latina e tem como principal missão conquistar oportunidades de negócios e impulsionar os planos de crescimento da companhia em toda a região.
Plantão Online: Conte-nos um pouco sobre o ParPerfeito
Clarissa: O ParPerfeito foi fundado em 2000 por três sócios, que em 2006 venderam a empresa para o grupo francês Meetic, que tem capital aberto na bolsa de Paris. O Grupo Meetic está presente em 18 países, em 12 idiomas diferentes. Hoje são 17 milhões de usuários cadastrados na América Latina e quase 100 milhões no mundo. São mais de 150 milhões de pageviews mensalmente e diariamente são trocadas cerca de 2 milhões de mensagens entre os usuários.
Plantão Online: Como é o mercado do namoro online no Brasil x exterior? Alguma particularidade?
Clarissa: Tenho dados de uma pesquisa divulgada recentemente, desenvolvida pelo Norton Online Living Report/ Symantec. São eles:
– Flertar via internet no Brasil é tão comum quanto na Índia, que também encabeça a lista, uma vez que um a cada três adultos pesquisados aponta flertar às vezes na web – a média mundial é de um em cinco.
– 25% dos adultos pesquisados no Brasil afirma já terem se apaixonado pela rede. Número bem acima da média mundial de 14% e atrás da Índia, com 37%.
– Fotos têm uma relevância muito grande na forma como o brasileiro compartilha experiências online. O brasileiro é quem mais gasta tempo compartilhando fotos na Internet, em média de quatro horas semanais.
– Mundialmente, 70% dos adultos destacam que a Internet melhorou seus relacionamentos.
– Os brasileiros contam com uma média de 41 amigos online.
– 49% afirmam ter uma página em um site de rede social.
– Esta tendência é ainda mais forte no Brasil, em que 82% dos brasileiros adultos afirmam que a Internet melhorou seus relacionamentos, acima da média mundial, mas atrás de Índia (90%) e China (87%).
– Os adultos brasileiros lideram no número de amigos online, com 66,4, na frente de China, com 55,5, e Canadá, com 45,8.
Plantão Online: Vocês fizeram recentemente a campanha “Movimento dos sem Namorados”. Você pode compartilhar conosco como foi o planejamento da campanha e os resultados?
Clarissa: A idéia do “Movimento dos SEM Namorados” surgiu pela proximidade do Dia dos Namorados e pelo fato que o Brasil conta hoje com mais de 53 milhões de pessoas solteiras com mais de 18 anos.
A partir disso, fizemos essa brincadeira com o Movimento dos Sem Terra e dos Sem Teto. Mas obviamente a idéia do nosso movimento é fazer somente amor e nenhuma guerra ou luta armado. No nosso movimento as únicas armas serão as palavras, os beijos e carinhos.
O movimento, além de unir homens e mulheres pela mesma causa, é uma maneira bem-humorada de chamar a atenção da população para a quantidade de pessoas bacanas que não encontram um companheiro com o perfil desejado. O objetivo era conseguir reunir o maior número possível de pessoas em ambos os eventos e, assim, fazer com que essas pessoas se conhecessem e encontrassem seu par perfeito. E isso aconteceu com sucesso.
Tivemos a participação de mais de 500 pessoas na passeata do Rio de Janeiro, que aconteceu na sexta-feira, dia 15 de maio, na avenida Rio Branco, e 3 mil manifestantes em São Paulo, no movimento ocorrido no Parque do Ibirapuera, domingo, dia 17 de maio, que registrou 53 casais formados ali, na passeata. Recebemos emails de várias capitais pedindo para levar o movimento para lá e ano que vem já decidimos percorrer pelo menos mais duas cidades, totalizando quatro.
Plantão Online: Vocês têm atuação em alguma rede social? Como vocês se relacionam com sua audiência?
Nós estamos, sem dúvida, atentos às redes sociais e no relacionamento com os usuários especialmente via Twitter. Entendemos que é um canal super importante de feedback dos usuários sobre o nosso serviço. Com nossos usuários nos relacionamento por meio de um SAC, que hoje conta com 24 colaboradores divididos em 2 turnos (das 8:00 às 20:00).
O SAC é responsável não só por todo o atendimento de dúvidas e sugestões dos usuários como também modera todos os textos escritos nos perfis dos usuários e suas fotos. O principal objetivo da moderação é prestar um serviço de excelência para nossos usuários, evitando palavras chulas ou fotos provocativas, que possam ofender a alguém.
Plantão Online: Na sua opinião, como uma pequena ou média empresa pode se destacar no mundo online, tendo um pequeno orçamento de marketing?
Clarissa: A mídia online é muito mais barata do que qualquer tipo de ação offline. Hoje, especialmente utilizando Links Patrocinados e SEO é possível posicionar uma marca no mercado a um custo acessível.
Em Links Patrocinados é possível comprar palavras por centavos de Real e o retorno na maioria das vezes é imbatível, pois você exibe a publicidade focada para usuários que estão buscando exatamente o que você quer vender.
Em SEO basta estudo e dedicação para entender de que forma o site pode se tornar mais relevante para os buscadores. Mudanças simples na arquitetura do site trazem resultados muito satisfatórios. As pequenas e médias empresas que adquirirem este expertise podem, sem dúvida, alavancar seus resultados.
Plantão Online: Como vocês costumam divulgar o ParPerfeito?
Utilizamos basicamente os canais de mídia online para promover o ParPerfeito. Muitos já conhecem a marca e entram diretamente pelo site ou por indicação de amigos, mas fazemos muita divulgação utilizando Links Patrocinados, e também banners em diversos portais.
Além disso temos mais de 40 parceiros cobranded, que utilizam nossa tecnologia e expertise para criar canais de namoros. Temos também uma equipe focada em práticas de SEO, com o objetivo de alavancar o posicionamento das páginas de conteúdo aberto no resultado orgânico de buscadores como Google e Yahoo!
Gostou desse post? Aproveite para cadastrar seu email para receber nossos posts em primeira mão.
Confira também, nossas entrevistas anteriores:
Ponto de vista: José Abilio Queiroz – Diretor Comercial do JáCotei
Ponto de Vista: Henrique Pechman – CEO da Online Internet Services