Dando continuidade à série de artigos relacionados ao tema “Marketing online que caiba no seu orçamento“, hoje falarei sobre comparadores de preço.
Para quem não sabe, comparadores de preço são os sites nos quais você pode pesquisar sobre produtos e respectivos preços em diversas lojas, para escolher o que melhor lhe agrada.
Muitas pessoas confundem buscadores com comparadores, mas eles são negócios bem diferentes. Vou esclarecer:
Buscadores: Yahoo, Google, MSN dentre outros. O investimento para você divulgar o seu negócio ocorre através de campanhas de links patrocinados. (na tela abaixo, são os 3 primeiros links que aparecem na horizontal + links da coluna da direita)
Comparadores: Buscapé, JáCotei, Zura dentre outros. Você disponibliza um arquivo com os produtos do seu site e paga por cada clique que o usuário der nestes produtos que aparecerão nos comparadores. Aproveite para conferir a entrevista com o Abilio (JáCotei) da semana passada.
Explicada a diferença, seguem alguns passos para orientá-lo quanto ao investimento em comparadores:
1) Cadastro: estes sites normalmente oferecem uma “área de lojistas” na qual você pode obter informações sobre o funcionamento, fazer seu cadastro e controlar sua conta. Exemplos: Buscapé e Jacotei.
2) Captação de produtos: Provavelmente você precisará disponibilizar um arquivo XML com os produtos que deseja anunciar. Esse arquivo é necessário pois é através dele que o comparador disponibiliza as informações de seus produtos, assim como atualizações nos preços, por exemplo. Mas se você não tiver como mandar esse arquivo, você pode tentar negociar para que ele faça a captação direto do seu site.
3) Investimento: Agora você precisa determinar o valor do clique para cada categoria (a partir do valor mínimo que eles estabelecem) e provavelmente abrir um conta pré paga. Acho que para pequenos anunciantes eles trabalham com um crédito que você tem que comprar e conforme o valor do seu investimento for aumentando e ganhando importância, você começa a negociar um valor pós pago e um prazo de pagamento.
4) ROI : após o início da sua campanha, é necessário que você faça uma análise periódica do seu investimento. As grandes empresas podem chegar a fazer isso diariamente. Você precisa criar uma rotina de acordo com as suas possibilidades, mas acredito que no mínimo, você deva fazer isso quinzenalmente. Nessa análise, você deve levantar as vendas de cada categoria x custo (valor dos cliques) e avaliar se o ROI (retorno sobre o investimento) está de acordo com as suas expectativas.
Enfim, essas são algumas dicas para você iniciar a sua campanha. Fique ligado nos próximos posts dessa série!
Aproveite para assinar nossa newsletter!