O comercial das Havainas no qual uma avó dá conselhos a neta sobre um ator que entra no restaurante foi censurado e não pode mais ser exibido na TV. Achei ótima a resposta dada pelas Havaianas em outro vídeo realizado. E fico feliz que exista um espaço democrático como a Web para continuarmos a ver esses anúncios!
O que vocês acham disso? Concordam com a censura? Ou preferem a avó democrática? 😉
Quem terá reclamado da propaganda original???
De qualquer forma, do limão fizeram a limonada!!!
Acho que ficou melhor que a encomenda!
Realmente muito critivas
Acho um absurdo sensurar. Passam tantas coisas piores. as novelas passam quase sexo explicito. Só falam de estrupos, guerras, drogas, policiais curruptos entre outros.
Por que não proibem esses políticos que falam um monte de ventiras na televisão……………
Se acharam ruím ou impróprio, era só mudar de horário o comercial, simples e prático.
Abraço
Valores dá, quem valores tem, a familia a moral e a decencia, realmente não está mais encontrando espaço na sociedade atual, quando começamos a banalizar o sexo, como essa pretensa vovó das havaianas, é se igualar a cachorros e cadelas no meio da rua, o sexo pelo sexo no instinto, caramba, tem que ter amor gente!
Uma pena. A propaganda revela que também existe pessoas de idade interesseiras, que curtem sexo… Não vejo problemas. A censura busca manter estereótipos de pessoas, passando uma imagem muito falsa. Eu resumiria em uma palavra: hipocrisia.
PS: Cada vez mais posts interessantes. Parabéns! =)
Antes de fazer qualquer comentário, gostaria de saber. Esta publicidade foi realmente sensurada, ou é apenas um buzz para tranformar esse vídeo em um sucesso total?
Não somente acho um absurdo censurar que as pessoas adultas de quaisquer idade vivam e curtam a sua sexualidade livremente ( sempre que com responsabilidade) como uma empresa grande e consolidada como HAVAIANAS dar ouvios a criticas tão da idade media. Por favor, estamos no século XXI, foi uma opinião de falada , nem sequer explicita. Chega de hipocresia.
Por outro lado para todos os adultos que somos e queremos ver a publicidade podemos ve-la via net. Sempre se encontra o meio para transmitir a mensagem.
Não so eu como minha voinha adoravamos esse comerçial porque parece muito com agente.
EU acho que isso e a realidade.
Se for pra falar sobre isso e melhor que seja com pessoas que sabem o que e melhor pra vida da gente….agente adorava….
Lamentável esse tipo de censura. Agora, quando é para fazer apologia das drogas e do homossexualismo, está liberado….
laria esta censura , nao da pra acreditar em tamanha hipocrisia todo mundo fala em sexo e deve faze-lo nao, nem precisa incentivar.
eu sinceramente não gostei ,tenho duas filhas adolecentes, e tento passar a inportancia do sexo em nossas vidas, mas sem banalizar, frizar que é importante somente com amor, com a pessoa certa, e na hora certa, sem forçar, porque muitas vão pra cama com o namorado, só pra ser moderninha e pra contar pra turma quantos já pegou, isso é ridiculo, meninada se daõ mais valor, se gostem mais, na minha opinião quem faz sexo banal por fazer, uma prostituta tem mais valor.
Sexo não é errado, incentivar sexo na adolescência é errado, nem precisa explicar as altas taxas de gravidez na adolescência, e as implicâncias sociais, de saúde publica, etc.
Pergunto aos que estão a favor da propaganda, o que achariam da mesma sabendo que sua filha de 11 anos (ou mais ) vai aprender que “sexo, e só sexo” que não tem necessidade de ter nada afetivo, não precisa de amor, carinho, nada, e só sexo, cruzo com o cara é ter sexo, porque é só sexo??
Legal, se ao ver um comercial desse, a pessoa se diz influenciada e sai fazendo sexo com qualquer um, o problema naum é do comercial, e sim da PESSOA! Achei um absurdo que por causa de uma meia duzia de ofendidos que a propaganda foi tirada do ar (pelo menos ainda continua na net). A pessoa se diz ofendida mas poxa, pega um jornal, assiste um telejornal e verá casos que realmente embrulham o estomago, coisa indigesta mesmo, e a maioria nem liga! Logo esquece!. Mas agora qdo aparece uma insinuação de sexo num comercial… vixe…. acendam as tochas! Queimem tudo! Aff… muita hipocrisia.
Ah muito bom o blog viu. Parabens!
Eu acho realmente um abisurdo um comercial desses,incentivando os jovens a fazer sexo inlicito,bem na propia palavra de Deus já fala o mundo jas o maligno,só Jesus para salvar esse muindo msm….ainda bem que saiu da tv é assim que começa,depois o povo quer saber o porque de tantas imoralidades…na vida real…é ai que inicia…
Oi Romeu,
Excelente contribuição. No final das contas, as Havaíanas aumentaram significativamente o número de acessos em seu site além de 50% a mais em seu faturamento… E várias vovós se amarraram na campanha 😉
Abraços!
Legal q existem coisas muito piores rolando por aí, e vem falar do comercial da Havaianas!!!! Eu não vi nada de mais, sério mesmo, desde quando comercial de chinelo faz diferença na vida de alguém?! O problema está nas novelas, e nos filmes fora do horário apropriado!!! Disso ninguém fala néh?!
Essa censura, se houve mesmo ou não, rendeu mais acessos ao site, vejam o que o Portal Exame escreveu sobre esse sucesso pós-censura:
http://portalexame.abril.com.br/blogs/primeirolugar/20090929_listar_dia.shtml?permalink=199668
Estou assistindo o futebol na Globo hoje, quarta-feira, e apareceu a propaganda com a vovó dizendo que o comercial saiu do ar, mas quem quiser assistir o filme está disponível na internet.
Interessante a saída encontrada, acho que vai aumentar ainda mais esses acessos ao site.
Eu considero a reclamação à propaganda o sinal claro a hipocrisia que presiste na sociedade.
Existem comerciais que são feitos com base em temas ofensivos e não recebem críticas da população. Por exemplo: as inúmeras propagandas dos produtos de limpeza, de alimentos e outras as quais estão sempre abusando do machismo absurdo que subjuga e resume a imagem feminina ao papel de dona-de-casa; uma que estimulava a agressão aos animais por urinarem nas rodas dos carros; e assim por diante.
Esses sim deveriam ser censurados, porque fazem alusão ao desrespeito e a violência que tanto reclamamos por existirem no mundo. Se as pessoas acham que ofensivo é falar de sexo numa sociedade machista, racista e ignorante no exercício de tratar o outro ser vivo com respeito, então elas realmente precisam rever seus conceitos.
Existem opiniões bem diferentes aqui, é interessante e legal ver esta democracia. Primeiramente acho que, se houve uma censura, a jogada de marketing do segundo comercial foi brilhante. Eu não havia pensado que era caso para censura antes, mas porque pensei em mim, pessoas da minha idade por exemplo (25 anos), mas se pensarmos em adolescentes e crianças assistindo talvez não seja muito legal mesmo passar em horário comercial esta propaganda. É sempre bom tentarmos pensar nos outros também, certo?
Quanto a haver coisas e programas muito piores por aí, penso que estes também não deveriam ocorrer em horário comercial e se ocorrem, falha do sistema, mas nem por isso a outra mensagem de sexo sem amor deixa de ser uma mensagem forte para os que ainda estão formando sua opinião a respeito.
Deveríamos preocupar-nos com o conteúdo das coisas, e não se é bonitinho, porque o fundo do assunto é: que a propaganda passa o conceito que “Sexo, é só Sexo”
Não se trata de capricho, nem hipocrisia, e sim, o direito que temos das crianças não assistirem miles de vezes um conceito errado, de que sexo é só sexo !! Porque não é.
sexo é responsabilidade, maturidade, educação, conhecimento, e o mais importante são riscos (dsts, gravidez, etc.)
Até pode ser válido, para um publico adulto, porem para crianças, não é adequado.
Propaganda medíocre que quer tirar vantagem no sexo para ter sucesso, a mesma coisa que colocar uma mulher semi nua para ter audiência, como acontece no funk que apela a mulheres semi nuas para agradar a galera, vcs já pensaram o que seria do funk sem o apelo sexual??
Havaiana já teve muitas propagandas inteligentes, sem apelo.
As empresas de marketing deveriam promover conceitos que melhorem a sociedade, e não conceitos que são validos para adultos, e nas crianças o efeito poderia ser terrível.
Devemos lembrar que em programas como telenovelas, a gente faz uso de nossa própria censura (troca de canal) e impede que sejam assistidas novelas (ou programas) que podem mexer com a cabeça das crianças, no caso das propagandas, a gente não consegue ficar do lado da TV para mudar de canal na hora que as crianças estão assistindo. Por isso que a propaganda não deve ficar no ar.
Referente à propaganda, é medíocre, não é a primeira vez que é usado esse clichê, quem crio devia ter pensado nas palavras corretas, porque sexo, não é só sexo.
Vcs já pensaram nas crianças que vão crescer escutando uma bobagem dessas, se hoje colocar conceitos corretos nas cabeças das crianças esta difícil a coisa fica pior pela influencia da mídia.
Grato pela atenção
Espero ter contribuído.