
Advergame para o Guaraná Antártica: o produto e a logomarca estão expostos durante o processo do game, o que facilita na memorização da marca pelo jogador.
Com a vertente digital no mundo das comunicações, cada vez mais busca-se formas diferentes de se promover produtos e serviços das corporações. Para atender esta nova tendência, os jogos de publicidade, também chamados de advergames, trazem um novo formato às campanhas publicitárias.
Advergames é a junção de duas palavras: advertise e games que, em linhas gerais, significa jogos digitais de publicidade. Este tipo de tecnologia, onde a interatividade é o destaque, permite maior tempo de exposição a mensagem divulgada, chegando a 18 minutos, em contrapartida com as outras formas de divulgação (4 minutos), segundo dados de março deste ano da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
A mesma revista apresenta empresas que já se utilizam de advergames como a Gilette na campanha do produto Mach 3, onde jogos de esporte eram oferecidos online aos consumidores, O Boticário para promover a sua nova linha de produtos X-Boy dentre outras.

Advergame para a Pepsi no celular: o objetivo era divulgar o produto Pepsi Twist. O grande diferencial deste produto é ter limão nele. Logo, por que não colocar como protagonista do game?
Douglas de Freitas, pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, publicou um artigo no Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais, onde demonstrou os benefícios destes jogos na fixação da marca e de seus produtos:
- Uma das melhores formas de atração de massa, fazendo-o de maneira individual;
- Podem estar presentes em sites, dispositivos móveis, CDs ou DVDs;
- Os usuários para jogarem, podem preencher cadastros e, logo, são criados bancos de dados para as empresas;
- Possuem forma de publicidade direta para a empresa;
- Os jogos disponíveis podem ser exclusivos, com suas características próprias, podendo ser facilmente relacionados à empresa;
- Os jogos on-line aumentam o tempo de permanência dos usuários em sites.
Ele complementa ainda que os jogos eletrônicos podem auxiliar em campanhas de marketing de relacionamento, ajudando as marcas na fidelização de seus clientes, devido à ligação forte dos jogos com o entretenimento.

Advergame para a Céu Games: possui elementos da marca impressos, bem como as imagens do quebracabeça são relacionadas aos produtos da mesma. Clique para jogar.
Outra estratégia citada é referente ao marketing viral, pois desenvolvendo jogos interessantes ao públicoalvo induz-se ou incentiva-se o jogador a convidar familiares e amigos a jogar, aumentando exponencialmente a exposição do jogo.
O merchandising é outra estratégia como uma boa alternativa. A maior vantagem é o distanciamento de uma propaganda explícita e com isso uma menor repulsão dos jogadores. Nessa estratégia a exposição deve ser pontual e integrada ao contexto do jogo.
Jogos Digitais de Publicidade são uma nova alternativa no meio digital, agregando diversão na publicidade de marcas e de produtos corporativos.
Quer saber mais?
· Os Games Conquistam Espaço no Marketing – Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Março de 2009, página 100-102.
Esse artigo foi desenvolvido por Fabiano Naspolini de Oliveira que é escritor e sócio-fundador da empresa Céu Games. Tem experiência com desenvolvimento de games há 4 anos, atuando na gestão dos projetos de jogos digitais da empresa (Game Design).
Os retoques do artigo foram por parte da Simone.
Agradeço pela oportunidade. =)
Oi Fabiano,
Acredito que se o conteúdo é bom, interessante e relacionado aos temas que abordo no blog, acho ótimo ter outros profissionais contribuindo para o sucesso do Plantão Online!
Afinal de contas, o conceito de blogosfera é relacionamento, não é mesmo? 😉
Um abraço,
Simone
Parabéns pelo interessante artigo, Fabiano! Vc teria mais cases de advergames que pudesse me enviar? Sou professora de marketing digital e vou incluir os advergames nas minhas aulas neste semestre. Interessante que eles conheçam mais essa ferramenta de mkt digital. Meu email é profvivianet@gmail.com. Obrigada! Grande abraço!
Viviane, veja também este link q fala sobre advergames e o mercado
http://marketing-e-inovacao.blogspot.com/search/label/Advergames