Você já conhece o site OQDAR? Agora ficou mais fácil escolher um presente.

foto_gluz_pqApós 11 anos nas Organizações Globo, desenvolvendo a presença online de marcas como Big Brother, Ego, Globo Esporte e GNT, Marcelo Gluz saiu para fundar com alguns amigos o Polo Marte (polomarte.com), segundo ele mesmo, um celeiro de produtos brasileiros de Internet. A empresa vem sendo falada em alguns veículos importantes como The Next Web (http://goo.gl/sdG0m) e Info Exame (http://goo.gl/GDF4C).

A primeira empresa que saiu deste celeiro é OQDAR (oqdar.com), um serviço que recomenda produtos com base no que as pessoas curtem e compartilham no Facebook. Lançado em 9 de outubro de 2011, OQDAR é um serviço que inova conectando interesses demostrados nas redes sociais com ofertas selecionadas do comércio online brasileiro. O site promete resolver os problemas de quem não consegue decidir o que dar de presente pros seus amigos, ou precisa de uma forcinha pra comprar alguma coisa para si próprio.

Como funciona OQDAR?

OQDAR é uma espécie de vendedor do desenho dos Jetsons. Quando você entra na loja pra comprar um presente de aniversário, o robô já sabe tudo sobre o seu amigo a ser presenteado. Que esportes ele pratica, quais seus filmes favoritos, sobre que banda ele tem falado ultimamente, etc. Nosso algoritmo busca todas essas informações, as processa com base numa série de critérios e as relaciona com produtos da nossa base. O resultado é um set de recomendações de presentes específico pra cada um de seus amigos.

Como surgiu a ideia de criar este serviço de recomendações? Se inspiraram em algum problema já existente?

Eu mesmo já me vi perambulando por um shopping center em busca de um presente que tenha a ver com uma amiga. Um olho nas vitrines, o outro tentando imaginar o que aquela amiga gostaria de ganhar. Muita gente deve sucumbir e comprar um produto genérico. Percebi que estávamos decidindo o que comprar da mesma forma que há 100 anos atrás. As lojas online espelham a organização das lojas tradicionais, com seções e destaques para compra por impulso. Só que o mundo mudou e as redes sociais passaram a exercer um papel central na vida das pessoas. É aí que entra OQDAR, como uma ponte entre a atividade social e a decisão de compra de qualquer produto.

E na perspectiva do lojista, quais as vantagens?

Para as lojas é um catalizador de vendas, um grande atalho em direção aos gostos do cosumidor. Nossa oferta é muito segmentada e extraímos muita inteligência a partir do uso do sistema. Ele está preparado para nos trazer feedback constante, além de ‘aprender’ automaticamente com o usuário. Em OQDAR, os produtos são apresentados num contexto de diversão, e este é um dos trunfos do produto. Você enxerga seus amigos através da lista de produtos que recomendamos pra cada um deles.

Qual o modelo de receita do produto?

Nós dividimos a receita em 3 grupos. O primeiro e mais direto é o modelo de geração de leads. OQDAR é remunerado pelos varejistas por quantidade de cliques em produtos ou por um percentual da venda deles. O segundo grupo é o de anunciantes ou parceiros. Marcas que apostam em inovação no comércio online. Uma grande vantagem é que nossos anúncios são “blindness free”, ou seja, não são exibidos em áreas fixas e pouco nobres da página. Eles aparecem randomicamente perto das recomendações. O terceiro grupo vem da inteligência de OQDAR. Licenciamento do algoritmo e geração de relatórios de B.I. são bons exemplos.

Pra encerrar, como vocês lidam com a privacidade dos dados dos usuários?

O algoritmo de OQDAR lê os interesses e os relaciona com o inventário de mais de 500 mil produtos selecionados de sua base de lojas. Nenhum dado de perfil de usuário é usado fora do serviço OQDAR e tampouco cedido ou vendido a ninguém e a nenhum serviço. Usar dados pessoais de forma abusiva vai contra um dos preceitos básicos do Polo Marte que é construir coisas que melhoram a vida das pessoas de alguma forma.