Site da Zara entrou no ar hoje. Que tal?

zara_homeConforme post da semana passada sobre a previsão de lançamento do site da Zara, hoje voltei lá e vi que o site já está no ar.

Para uma marca que optou por esperar para entrar no mercado online, eu esperava bem mais da loja virtual.  Bem que eles poderiam fazer um benchmark das melhores práticas e principalmente de quem está indo bem, como a GAP, por exemplo. Fiquei muito decepcionada com o site.  Achei sem apelo visual algum, sem novidades e funcionalidades, enfim, muito sem graça.

No site de Portugal, que foi o que visitei, 0s departamentos são:  Masculino, Feminino, Crianças e Informal.  Ué, informal é gênero?

zaraNa página de detalhe, você precisa clicar numa setinha para ver a descrição do produto (composição e cuidados).  E os usuários que não perceberem esta sutileza, ficam sem saber sobre o produto…  A única coisa que gostei, foi colocarem informações sobre Envio (frete) e Devolução (eles dão um prazo de 30 dias!) na página de detalhe.  São informações que podem aumentar a confiança dos consumidores para fecharem a compra online, assim como a tabela com o guia de tamanhos.

A Zara que tem uma forte atuação nas redes sociais, principalmente no Facebook, bem que poderia dar mais destaque para os simbolos de compartilhar a página, que passou quase desapercebido por mim.  E ainda poderiam ter colocado o “like it” do Facebook.

Enfim, a única coisa divertida, foi ver alguns termos em português de Portugal como:  tramitar pedido (finalizar compra), vestido com decote de bico (decote V) dentre outros 😉

E vocês, o que acharam do site??

Aproveite para conhecer a Online, empresa que apóia este blog.