Como apresentar resultados de busca que vendem

O site Step2 que oferece brinquedos, resolveu investir em uma nova ferramenta de busca para alavancar suas vendas. Como resultado, a empresa avaliou que os usuários que fazem busca em seu site, estão 2,5 vezes mais propensos a comprar do que visitantes que não realizam buscas. O número de pessoas que saem das páginas de resultado de busca é 14% abaixo que das demais páginas.

Através da separação de produtos e conteúdo, o usuário pode através do conteúdo obter resultados valiosos sobre o que procura.  Por exemplo, se ele está procurando por um produto que a empresa descontinuou, na aba de conteúdo, aparecerá um artigo do blog da empresa que fala sobre o artigo descontinuado e sugere produtos similares.

Alguns pontos para avaliarmos sobre os resultados de busca:

step2_3

1) Vejam que há uma aba para produtos e outra para conteúdo.  Eles também apresentam “search suggestions”, ou seja, sugestões de resultados de busca que combinam com o que você buscou inicialmente.  

2) Você pode selecionar se quer ver os produtos lado a lado (como na tela) ou em formato de lista.  Também é possível visualizar todos os produtos em uma única página, o que acho excelente, pois é sabido que os usuários não gostam e nem têm paciência de usar a paginação.

3) Na lateral há diversos filtros: categoria, preços, sub-categoria, etc…

Enfim, se o usuário chegou até o seu site, você tem que fazer de tudo para que ele encontre o produto desejado… 😉

Aproveite para conhecer a Online, empresa de soluções de comércio eletrônico que apóia este blog.