Você sabe o que é SaaS ? Quais os benefícios para o comércio eletrônico?

saasPara quem não sabe, SaaS significa Sofware com serviço (do inglês: Software as a service) ou seja, o software é executado em um servidor, não sendo necessária sua instalação no computador do cliente pois o mesmo pode ser acessado via internet.

Isso implica diretamente na forma de gerar receita com a distribuição de um sistema. No modelo de software, vende-se um produto e recebe-se por ele ao entregá-lo ou durante seu desenvolvimento cobrando geralmente altos valores sobre ele. No modelo de serviços, se desenvolve uma solução sem cobrar nada do cliente e depois ela será disponibilizada na internet para que vários clientes possam usufruir de seus serviços, nesse caso, o cliente irá pagar uma locação que lhe dá direito de uma certa quantidade de tempo ou quantidade de utilização ou pagará para cada vez que usufrui de um serviço.

A curto prazo. O modelo de software é mais caro e lucrativo. A longo prazo, o SaaS passa a ser mais vantajoso para o fornecedor e seu cliente.

De acordo com a Gartner, essa prática deve ter movimentado mundialmente, algo em torno de U$ 9,6 bilhões em 2009, um aumento de 21,9% sobre 2008.

Algumas vantagens: a alta disponibilidade, baixo custo de manutenção, redução da dependência do departamento de TI interno, rápida implementação e retorno sobre o investimento.  Ou seja, tanto fornecedor quanto clientes saem lucrando.

A Online empresa que apóia o blog Plantão Online, oferece soluções de comércio eletrônico em SaaS. 

 Fonte: Wikipedia e IP News