Como desenvolver websites com bom senso

business-planningSempre que acesso um site, o primeiro aspecto que avalio é a facilidade de uso e navegação, pois uma navegação clara e bem planejada é uma das melhores oportunidades que um site possui de criar uma boa impressão.  De um modo geral, as pessoas não gostam de ter de descobrir como fazer algo e muito menos ter que memorizar como faz determinada coisa.  O site precisa ser simples e intuitivo.

Alguns fatores que você precisa considerar no desenvolvimento de um site:

  • Conteúdo: as pessoas não tem paciência de ler textos enormes.  Seja conciso e assertivo.
  • Divida as páginas em áreas claramente definidas
  • Não invente palavras só para ser diferente. Mantenha os termos que já são comuns e conhecidos. Exemplo: busca, contato ou fale conosco, etc…
  • O número de cliques que preciso chegar a um determinado ponto não importa tanto se eles não derem trabalho e não criarem ambiguidade
  • Coloque mensagens de erro claras para que a pessoa consiga facilmente corrigir o que está fazendo sem perder muito tempo
  • A página inicial deve responder a 4 perguntas básicas:  O que é este site? O que ele oferece? O que eu posso fazer aqui? Por que eu devo estar aqui e não em outro site?

Existem muitas agências que adoram fazer sites em Flash. Particularmente, não gosto de navegar em sites desse gênero. A leitura é difícil, o carregamento é demorado e a navegação deixa a desejar.  Gosto muito do Flash, mas como um complemento a um site, para dar um charme e um pouco mais de vida.

E outro ponto. Planeje e pense bastante antes de partir para o desenvolvimento. Faça wireframes. É muito mais fácil e barato prevenir do que consertar depois que o sistema já foi criado.

Enfim, essas são apenas algumas dicas.  Existem muitos outros fatores a considerar…

O que você considera na hora de planejar um site?

Aproveite para conhecer a Online, empresa que desenvolve plataformas de comércio eletrônico e apóia o blog Plantão Online.