Ações em Mídia Social dão retorno nas vendas

100maisUm estudo realizado pelas empresas Wetpaint e Altimeter Group divulgado no dia 21/07, aponta que marcas com grande envolvimento em mídias sociais obtiveram um aumento médio de 18% nas vendas nos últimos 12 meses enquanto as menos ativas, cairam em torno de 6% no mesmo período.

Dentre as 100 marcas avaliadas de acordo com a interação em 10 canais de mídia social como blogs, Facebook, Twitter e Wikis , as que estão nas primeiras posições são: Starbucks, Dell, Ebay, Google e Microsoft.

Existe um crescimento exponencial no engajamento das pessoas quando as marcas aparecem em mais canais canis.

O nivel de engajamento varia de acordo com a indústria/segmento, por exemplo, empresas de mídia e tecnologia tendem a estar em mais canais e se aprofundar no uso dos mesmos, gerando maior engajamento.  Empresas do segmento financeiro ou de bens de consumo como comida e bebida tendem a ter um menor engajamento pois estão em menos canais e aprendendo a atuar nos mesmos.

grafico_engajamento

Foram criados 4 perfis para as marcas:

10marcas1) Mavens: estão presentes em 7 ou mais canais e que sustentam um alto nível de engajamento em todos eles. Possuem uma estratégia robusta e equipes destinadas para a administração dessas redes.  Essa atuação têm grande importância em seu plano de marketing, seria impossível operar sem uma forte presença em redes sociais.

2) Butterflies: estão presentes em 7 ou mais canais mas com um nível menor de engajamento. Elas desejam se transformar em Mavens mais ainda dependem de mudanças culturais dentro da empresa que apóiem integralmente essas ações.

3) Selectives: estão presentes até 6 canais e atuam com grande engajamento em poucas delas. Possuem uma equipe e orçamento pequenos.

4) Wallflowers: estão presentes em até 6 canais com pouco engajamento e estão começando a atuar em mídias sociais. Estão cuidadosas sobre os riscos, incertas sobre sua presença e benefícios, por isso atuam de forma lenta e discreta.

Ainda não é possível criar uma relação direta entre as ações em mídias sociais e o retorno financeiro mas é possível criar uma aferição que demonstra que as marcas mais engajadas superam seus pares em retorno financeiro.grafico

Para quem quer se aprofundar no assunto, sugiro ler o relatório completo que é bem interessante.

E então, o que vocês acham desse estudo?

Fonte: Media Post